sábado, 3 de dezembro de 2011

Do It Yourself: Pulseiras

Tá, eu sei que a gente já fez esse post sobre bijoux e a possibilidade de fazermos as nossas próprias, com muitas ideias legais. Mas no fim do post a gente prometeu que ia tentar fazer e que se desse certo nós postaríamos, então promessa é dívida, né?

Eu tentei fazer e algumas não consegui fui vendo outros modelos que eu gostava, e consegui fazer uma grande variedade de pulseiras. Pra quem, que nem eu, tá com a febre de bijoux e quer fazer as suas também, vem comigo que eu fiz um DIY (com a ajuda do amado Instagram hehehe) daquela de corrente com linha lá do post anterior, lembram? Duas amigas me disseram que tinham tentado mas não tinham conseguido fazer, então resolvi colocar as fotos de como eu fiz pra ver se facilita. Vê só:

Primeiro os materiais, né? Compre uma corrente, de preferência grossinha como a usada no tutorial original (aqui). Essa que eu comprei era grossa, com elos grandes, mas finos, tão vendo? Fica lindo também, mas se você quer exatamente como essa, a corrente tem que ser mais grossa. Aproveita que foi comprar a corrente e compra esse fecho "T" (claro que qualquer tipo de fecho funciona, mas o fecho "T" é mais fácil de você colocar a pulseira sozinha) e algumas meadas de linha, uma meada para cada cor que você quiser colocar na pulseira. Usei linha para bordado, mas você também pode usar linha de crochê (a meada que eu usei tinha 8 m).

Corte as meadas em pedaços que tenham quatro vezes o tamanho da corrente que vai ser trançada. Vai sobrar, mas é melhor pecar por excesso, né? Daí é só dar um nozinho na ponta e separar em duas partes, como na foto maior lá em cima. Você pode misturar as cores (como eu fiz), ou deixá-las separadas (também fiz umas assim).

Certo, agora o primeiro passo é colocar uma parte das linhas no primeiro elo da corrente (passo 1) e depois virar para o lado esquerdo, por baixo da parte que sobrou fora da corrente (passo 2).

coloca dentro do elo da corrente a parte que ficou por cima (parte 5 - errei na numeração da montagem, dá zero pra mim!) e vira ela para o lado esquerdo, como você fez antes, por baixo da parte que está por fora (parte 6). Deu pra sacar?

Continue trançando até o fim da corrente (parte 7), e no final dê um nozinho como no começo e corte a sobra de linhas. Aí é só fazer um monte, com cores diferentes! Tão vendo que na laranja e lilás eu misturei, mas nas outras eu deixei as cores separadinhas? (parte 8).


Juro que é só isso! A parte mais difícil mesmo é colocar o fecho e os pingentes na corrente, se você não tiver um alicate de bijouteria (mas isso você pode até pedir pra mocinha da loja colocar, se ela for boazinha hahaha).

Daí eu me empolguei e comprei várias correntes pra fazer umas pulseiras que eu tava querendo. Vê aí embaixo as que eu fiz:

Tá, tem gente que não aguenta mais o caveirismo, né? Particulamente, eu adoro! Fiz uma pulseira com correntes prateadas, um pingente de cruz e uma caveirinha preta, pra dar ficar bem rock and roll. As coloridas e com lacinhos eu já tinha, naquelas pulseiras de courinho, mas eu queria ela com várias voltas, então refiz com uma trancinha feita de linha de crochê. Só dar um nozinho na ponta e amarrar no pulso!


Essas duas aí eu tava querendo fazer faz tempo! São bem fáceis de fazer, sério mesmo! Compre as correntes, as argolinhas, os fechos e um ou dois alicates de bijoux e pronto! Se você quiser colocar strass e aquelas correntes de bolinhas, vai ter que comprar também uma pecinha pra segurar na ponta e poder pendurar, como dá pra ver bem na pulseira de franjas que eu fiz, né? Na dúvida, pergunte sempre aos vendedores das lojas.

Daí quando terminei de fazer as que eu queria, sobraram vários pedaços de correntes e strass. Pra não desperdiçar e renovar mais ainda o estoque de bijoux, eu fui juntando e enrolando umas correntes nas outras pra criar outras pulseiras. É só prender com argolinhas num fecho e pronto. Também coloquei uns penduricalhos no final pra dar um up.

Essa de crochê foi a minha cunhada quem fez pra mim, ficou linda demais! A linha era bem brilhosa e fininha, e ela fez um crochê bem delicado, criando uma trama prateada belíssima. Ela tá fazendo uma dourada que tá um arraso, parece um trançado de fios de ouro (#aloka).


Daí que as danadas das correntes não acabavam nunca, então eu resolvi fazer mais alguns mix de correntes pra usar. Na mais grossa usei correntes douradas e prateadas sem misturar uma com a outra, e na mais fininha também coloquei uma trancinha feita com linha de crochê e saí trançando as correntes e essa trança. Deu um efeito legal, né?

Já essas da última foto eu fiz todas com linha. Na verde, usei a mesma técnica do tutorial lá de cima, mas com linha de crochê (usei a linha Barroco mesclada). Tão vendo que com uma corrente de elos grossinhos a trança fica mais destacada?

Já na lilás, juntei dois pedaços do mesmo tamanho de corrente prateada com um mix de linhas de crochê (lilás claro, escuro e branco), criando uma pulseira mais grossinha. Essa toda colorida foi minha tentativa de fazer um Friendship Bracelet (coloquei o link pro tutorial aqui). O desenho não ficou todo simétrico porque eu errava muito, mas ficou lindinha, né? Usei dois pedaços de 60 cm das linhas de bordar (as meadas) que usei no tutorial lá de cima. E essa trancinha fiz com um pedaço de fio encerado que tinha aqui em casa. É bem simples, mas com várias voltas no pulso fica super bonitinho num mix de pulseiras.


Essa de cima coloquei um courinho turquesa entre os elos da corrente dourada e no final coloquei uma franja de correntes fininhas. Prendi o couro na corrente com uma argolinha passando pelo nó, mas deve ter outro jeito mais profissional de fazer isso, pergunta pros vendedores das lojas também!

E essa de baixo eu chamei de 4th of July, mas minha irmã disse que tava mais pra Vive La France (hahaha). Enfim, juntei vários pedacinhos de uma corrente prateada, coloquei o pingente de lacinho na última e fiz essas franjas de linha com esse tutorial aqui. Me inspirei numa pulseira do desfile da Backstage no JPFW hahaha.

E aí, gostaram? Quem tiver dúvidas, pode perguntar que respondo aqui nos comentários! Meu próximo projeto é um colar turquesa, vamos ver se rola. Se der, faço post também!

9 comentários:

  1. Menina, adorei! :) Vou fazer pro ano novo bem coloridinhas! :D

    ResponderExcluir
  2. Faz mesmo, Erika!
    Fica lindo demais! hehehe
    Bjs e brigada pela visita :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, você é muito prendada!!! Adorei várias, muito fofas!! Tô amando mix de pulseira tbm.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Brigada Larissa!
    Tô aprendendo ainda ehehe
    Brigadão pela visita e volte sempre!
    =**

    ResponderExcluir
  5. Ei onde consegui os pingentes caveirinha coloridos! Achei lindos. Bjusss
    ellen_76@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida, tudo bem?
      Comprei essas caveirinhas aqui em João Pessoa, numa loja de montagens de bijouterias perto do Tambiá Shopping. É a Central das Bijuterias‎, fica na Rua Santos Dumont, 167 - Centro. Espero que vc encontre :)

      Excluir
  6. Olá.. Tdo bem?? Adorei todas as suas ideias.. Eu por ser reggaeira AMEI a primeira.. Mas queria saber como você colocou as três pulseiras juntas? Consegui fazer o que vovlce explicou só na hora de junta-mas que não.. Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo bem? Não juntei as 3 primeiras, usei as 3 no mesmo braço e ficou esse efeito, mas elas estão separadas!

      Excluir
    2. Aaah tendi.. Mto obrigadoo

      Excluir

Related Posts with Thumbnails